A Representação digital da Informação, é a característica mais importante do sistema multimédia, pois é o aspecto que permite utilizar o computador como um processador simbólico, dado que os meios dinâmicos e estáticos são representados digitalmente para poderem ser combinados numa aplicação multimédia. O hardware trabalha, geralmente, com o sistema binário.
No sistema numérico binário é utilizado apenas os dígitos 0 e 1, deste modo, toda a informação armazenada nos sistemas informáticos é codificada através de diferentes combinações entre os dígitos binários.
A menor unidade de informação que pode ser armazenada é designada por bit. Os bits são agrupados de modo a que seja possível a apresentação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais ou outros tipos de dados do sistema informático.
|
Sistema binário |
- Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o numéro binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima.
|
Conversão do sistema decimal para binário |
- Para converter um numero binário em decimal é necessário escrever, por ordem, cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema, que é sempre 2, e elevar essa base á posição que ocupa, ou seja, a base do primeiro bit que aparece á direita é elevado a 0, a base do bit que aparece mediatamente á esquerda é elevada a 1 e assim sucessivamente, até ao último bit do número binário. Para se obter o número decimal final, soma-se os resultados de cada multiplicação.
|
Conversão do sistema binário para decimal
|
Conversão de um sinal analógico em digital:
A conversão de um sinal analógico em digital, chamada digitalização, contém duas actividades: a amostragem, a quantificação e codificação .
A amostragem consiste em colher amostras periódicas de um sinal analógico.
|
Sinal analógico |
- A quantificação
A quantificação consiste em atribuir um valor numérico para cada amostra colhida.
Os valores
quantificados precisam ser codificados em sequências de bits, pois um sinal
digital binário só pode ter dois valores diferentes "0" ou
"1".